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CURSO ITIL FOUNDATION 2011


Após o término do curso o aluno deverá:

- Ter aprendido como os processos ITIL são essenciais para suportar e fornecer serviços de qualidade.
- Distinguir os objetivos, atividades e resultados dos diversos processos do Gerenciamento de Serviços de TI.
- Obter um entendimento de como estes processos se relacionam entre si e como contribuem, individualmente ou em grupos, para os objetivos de TI e do negócio.
- Estar capacitado a prestar exame de certificação em fundamentos em ITIL.

PÚBLICO ALVO

Este curso é dirigido a toda equipe envolvida com as disciplinas de Gerenciamento de Serviço, da infraestrutura e das Aplicações de TI, além dos responsáveis pelas áreas de planejamento.

PRÉ-REQUISITO

Nenhum pré-requisito específico é requerido, embora o candidato deva ter conhecimento básico do serviço oferecido pela área de TI.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Gerenciamento de Serviço em TI – Fundamentos (Edição 2011)
ITIL – Definição, histórico e benefícios.
Certificação em ITIL
Tipos de Certificação
Requisitos
Meios de se obter a certificação
Gerenciamento de Serviço
Serviço
Valor entregue ao cliente
Valor percebido pelo cliente
Catálogo de Serviço
Portfólio de Serviço
Gestão por Processos
Processo e estrutura organizacional
Conceitos de Processo
Processos, sub-processos, função e atividades
Controle e Indicadores de Performance (KPI – Key Performance Indicators)
Estrutura do ITIL 2011
Fundamentos básicos para entendimento da biblioteca ITIL 2011
Processo
Função
Matriz RACI
Cliente x Usuário x Provedor de TI
Serviço
Gerenciamento de Serviço
O Ciclo de Vida do Serviço
Fases do Ciclo de Vida do Serviço
Principais Metas e Objetivos
O valor que cada fase agrega ao negócio
Estratégia do Serviço de TI
Os 4 Ps da Estratégia
Utilidade e Garantia
Rede de Valor
Tipos de Ativos
Contrato
Desenho do Serviço de TI
Portfólio
Arquitetura
Processos
Medição e Métricas
Transição do Serviço de TI
Modelo de Serviço V
Operação do Serviço de TI
Equilíbrios e contraditórios em TI
Melhoria do Serviço Continuada
Abordagem de melhoria contínua
Métricas Tecnológicas
Métricas de Processo
Métricas de Serviço
Métricas de Negócio
Melhoria de Processos – Ciclo de Deming – Ciclo PDCA.
Processos da Estratégia do Serviço
Gerenciamento Estratégico para Serviços de TI;
Gerenciamento Financeiro;
Gerenciamento do Portfólio de Serviços de TI;
Gerenciamento da Demanda;
Gerenciamento do Relacionamento com o Negocio.
Processos do Desenho do Serviço
Coordenação de Desenho;
Gerenciamento do Catálogo de Serviços;
Gerenciamento de Nível de Serviços;
Gerenciamento de Fornecedor;
Gerenciamento de Disponibilidade;
Gerenciamento de Capacidade;
Gerenciamento de Continuidade dos Serviços de TI;
Gerenciamento de Segurança da Informação;
Processos da Transição do Serviço
Planejamento e Suporte de Transição;
Gerenciamento de Mudanças;
Gerenciamento Configuração e de Ativo de Serviço;
Gerenciamento de Liberação e Implantação;
Validação e Teste;
Avaliação de Mudança;
Gerenciamento do Conhecimento.
Processos das Operações do Serviço
Gerenciamento de Eventos;
Gerenciamento de Incidentes;
Execução das Requisições;
Gerenciamento de Problemas;
Gerenciamento de Acessos;
Funções das Operações do Serviço
Service Desk – Central de Serviços;
Gerenciamento Técnico
Gerenciamento de Aplicações
Gerenciamento da Operação de TI
Processos da Melhoria Contínua de Serviços
Melhoria de Sete Etapas
Módulo de Preparação ao Exame
Simulado do Exame ITIL Foundation

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carga Horária: 20H
Material didático: Apostila/Português + CD de Simulados/Textos + 02 Simulados “Presenciais”

OBSERVAÇÃO:

* A prova de certificação não está inclusa no valor do treinamento;
* O valor do exame U$ 150,00 – cartão de crédito internacional;
* O exame consiste de 40 questões múltipla escolha;
* Tem duração de 60 minutos;
* É necessário um aproveitamento de 65% para aprovação.
Prometric: www.prometric.com
Idioma Prova: Português e Inglês
* Prazos:
- Agendar prova: 48 horas de antecedência;
- Reagendar prova: 24 horas de antecedência;
- Cancelar prova com reembolsados:72 horas de antecedência.
* O aluno pode realizar o exame na sede da Zillion Treinamentos em horário comercial de segunda a sexta-feira, conforme disponibilidade da sala de provas.
* O treinamento será ministrado no auditório, tendo no mínimo 06 (seis) alunos por turma ou no máximo de 20 (vinte).

A Zillion Treinamentos se reserva no direito de não oferecer o curso, caso não seja preenchido o número mínimo de vagas.




Cobit Foundation 5


APRESENTAÇÃO:

O Cobit é um guia para a Gestão de TI recomendado pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association), orientado ao Negócio – independente das plataformas de TI adotadas na Organização.

Ajuda profissionais de TI e líderes empresariais a cumprirem suas responsabilidades de gerenciamento e governança em TI e agregar valor ao negócio, em especial nas áreas de garantia, segurança, risco e controle. Possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um framework, objetivos de controle, mapas de auditoria, ferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento.

OBJETIVO:

Capacitar o participante a:
Obter uma visão ampla das ferramentas contidas no Cobit;
Definir momento e escopo de utilização;
Apontar os benefícios a serem alcançados pela Governança de TI nas Organizações.

PÚBLICO – ALVO:

Auditores de TI, gerentes e líderes de TI, profissionais de qualidade de TI, desenvolvedores de TI, profissionais e gerentes de processos de organizações que provêem serviços de TI;
Qualquer pessoa que esteja interessada em aprender mais sobre o COBIT.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I. Principais desafios de TI e integração com as áreas de negócio;
II. Governança Corporativa e de TI;
III. CobiT®:
Histórico, missão e conceitos;
Guia de Gerenciamento (Fatores críticos de sucesso, Indicadores de Meta e Desempenho);
Estrutura do CobiT® (framework);
Modelo de Maturidade dos processos de TI;
Objetivos de controle;
Guia de auditoria;
CobiT® Security Baseline;
CobiT® online;
CobiT® Quickstart;
Benchmarking;
Modelo de Implantação;
Exercícios práticos e simulação do exame com acompanhamento de profissionais certificados em CobiT® Foundation;
Relação com outras práticas (ITIL®, COSO, Bs7799 etc.);
Benefícios da adoção do CobiT®;
Instruções e suporte para o exame de certificação;
PO 10 – Gerenciamento de Projetos;
DS 2 – Gerenciamento de Serviços terceirizados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carga Horária: 20H
Material didático:Apostila/Português

OBSERVAÇÃO:

* A prova de certificação não está inclusa no valor do treinamento;
* O valor do exame é de +/- U$ 150,00 – (Não é necessário realizar o exame em um centro de provas). A inscrição deve ser realizada no site da ISACA (www.isaca.org), ou diretamente no link: http://www.isaca.org/Education/COBIT-Education/Pages/default.aspx
* O exame consiste de 40 questões múltipla escolha – idioma inglês ou português;
* Tem duração de 60 minutos;
* É necessário um aproveitamento de 70% para aprovação ou 28 questões.
* O treinamento será ministrado no auditório, tendo no mínimo 10 (dez) alunos por turma ou no máximo de 20 (vinte).

A Zillion Treinamentos se reserva no direito de não oferecer o curso, caso não seja preenchido o número mínimo de vagas.




ISO 27002


ISO/IEC 27002 INFORMATION SECURITY FOUNDATION

A ISO/IEC 27002:2005 – Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – Código de Prática para o Gestão da Segurança da Informação, substituiu a norma internacional BS 7799-1:1999, e passou a ser utilizada como o documento de referência nesta área que a intitula. Esta norma fornece um conjunto completo de controles de segurança baseado nas melhores práticas de segurança da informação.
Vale ainda destacar os principais benefícios proporcionados pela adoção da ISO 27002, que são dentre outros:
Reduzir do risco de responsabilidade pela não implementação de um SGSI ou determinação de políticas e procedimentos;
Oportunidade de identificar e corrigir pontos fracos;
Permitir a revisão independente do sistema de gestão da segurança da informação;
Oferecer confiança aos parceiros comerciais, partes interessadas e clientes;
Melhorar a conscientização sobre segurança;
Combinar recursos com outros Sistemas de Gestão;
Oferecer mecanismos para se medir o sucesso do sistema.

OBJETIVO:

Capacitar o candidato a:

- entender o conceito de informação
- explicar a diferença entre os dados e informações
- descrever o meio de armazenamento que faz parte da infra-estrutura básica
- descrever o valor de dados / informação para as organizações
-descrever como o valor de dados / informações pode influenciar as organizações
- explicar como conceitos aplicados de segurança de informações protegem o valor de dados / informações
- conhecer os aspectos de confiabilidade (confidencialidade, integridade, disponibilidade) da informação
- explicar os conceitos de ameaça, de risco e análise de risco
- explicar a relação entre uma ameaça e um risco
- descrever os vários tipos de ameaças, tipos de danos e estratégias de risco
- ter conhecimento da política de segurança e conceitos de organização de segurança.
- conhecer os vários componentes de segurança da organização
- compreender a importância da gestão de incidentes e escalas
- entender a importância de medidas de segurança
- ter conhecimento da criação e execução de medidas de segurança física, técnica e organizacional
- entender a importância e os efeitos da legislação e regulamentações

PÚBLICO ALVO

Qualquer pessoa na organização que manuseia informações. É também aplicável a proprietários de pequenas empresas a quem alguns conceitos básicos de Segurança da Informação são necessários. Este curso pode ser um excelente ponto de partida para novos profissionais de segurança da informação.

PRÉ-REQUISITO

Nenhum requerimento específico exigido.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Informação e Segurança
1.1 O conceito de informação
1.2 Valor da informação
1.3 Aspectos de confiabilidade
2. Ameaças e Riscos
2.1 Ameaça e risco
2.2 Relacionamento entre ameaças, riscos e confiabilidade das informações
3. Abordagem e Organização
3.1 Política de Segurança e organização de segurança
3.2 Componentes da organização da segurança
3.3 Gerenciamento de Incidentes
4. Medidas
4.1 Importância das medidas de segurança
4.2 Medidas de segurança física
4.3 Medidas de ordem técnica
4.4 Medidas organizacionais
5. Legislação e regulamentação
5.1 Legislação e regulamentos

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carga Horária: 20 H
Material didático: Apostila/Português

OBSERVAÇÃO:

* A prova de certificação não está inclusa no valor do treinamento;
* O valor do exame U$ 135.00 – cartão de crédito internacional;
* O exame consiste de 40 questões múltipla escolha;
* Tem duração de 60 minutos;
* É necessário um aproveitamento de 65% para aprovação (26 de 40).
* Requisitos para o exame:
1. Informação e Segurança 10%
2. Ameaças e riscos 30%
3. Abordagem e organização 10%
4. Medidas 40%
5. Legislação e regulamentação 10%
Prometric: www.prometric.com.br
Idioma Prova: Inglês ou Português
* Prazos:
- Agendar prova: 48 horas de antecedência;
- Reagendar prova: 24 horas de antecedência;
- Cancelar prova com reembolsados: 72 horas de antecedência.
* O aluno pode realizada o exame na sede da Zillion em horário comercial de segunda a sexta-feira, conforme disponibilidade da sala de provas.
* O treinamento será ministrado no auditório, tendo no mínimo 06 (seis) alunos por turma ou no máximo de 20 (vinte).

A Zillion Treinamentos se reserva no direito de não oferecer o curso, caso não seja preenchido o número mínimo de vagas.