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Treinamentos & cursos


AUTOCAD 2D e 3D – BÁSICO/INTERMEDIÁRIO



O AutoCAD é o programa de CAD mais utilizado em todo o mundo. Um motivo que ajudou para essa popularidade toda é a quantidade de áreas que necessitam de um bom programa para desenho. Para cada uma destas áreas existem comandos no AutoCAD que facilitam e agilizam o trabalho de todos estes profissionais.

A QUEM SE DESTINA

Este treinamento é indicado para estudantes e profissionais das mais diversas áreas, entre elas: arquitetura, topografia, tecnologia em construção civil, decoração, desenho industrial e engenharias civil, mecânica, elétrica, produção, hidráulica etc.
Sendo uma ferramenta imprescindível para transportar desenhos e projetos para o computador, mesmo os muitos usuários desprovidos de ensino superior ou técnico também podem fazer o curso conosco.

PRÉ- REQUISITO

Conhecimento com Desenho Técnico.
Conhecimento básico de Informática, e configurações do Windows.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

INTRODUÇÃO

Interface do programa
Comandos de desenho e edição
Gerenciamento de layers
Inserção de textos
Básico de impressão

DESENHO 01 – SANITÁRIO ADAPTADO
Line e polyline
Rectangle, circle
Offset, trim, extend, copy, move
Hachura, edição e inserção de textos
Edição e inserção de cotas
Edição e inserção de multiline
Osnap, ortho

DESENHO 02 – RESIDÊNCIA 01
Inserção de níveis
Blocos: criação e inserção

DESENHO 04 – PEÇA MECÂNICA
Paper space
Impressão

DESENHO 03 – RESIDÊNCIA 02
Cortes, fachada
Criando pranchas para impressão
Paper space
Impressão

INTRODUÇÃO 3D
Ferramentas de modelagem
Wcs e ucs
3d polyline
Visualização básica
Modos de visualização – 3d hidden, 2d wireframe, 3d wireframe, shade, realistic, conceptual

DESENHO 05 – MODELAGEM 3D – PEÇA MECÂNICA
Extrude, revolve
Funções booleanas
Visualizando a peça
Noções de renderização

DESENHO 06 – MODELAGEM PEÇA MECÂNICA
Imprimindo a peça
Noções de iluminação
Aplicação básica de materiais
Renderização
Formas de impressão do modelo em 3d

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carga Horária: 40 H
Idioma: Português
Material didático: Apostila

OBSERVAÇÃO:
Os treinamentos serão ministrados com 01 aluno por computador, tendo no mínimo 06 (seis) alunos por turma ou no máximo de 08 (oito).
A Zillion Treinamentos se reserva o direito de não oferecer o curso, caso não seja preenchido o número mínimo de vagas.


Revit Architecture – Básico/Intermediário


PÚBLICO ALVO:

É indicado para Engenheiros, Arquitetos, Projetistas, Desenhistas, Técnicos em Edificações, Estudantes e profissionais ligados direta ou indiretamente nas áreas afins.

PRÉ- REQUISITO

Ter conhecimento de AutoCAD 2D, desenho técnico em Arquitetura e visualização em 3D.
Conhecimento básico de Informática, e configurações do Windows.

OBJETIVOS:

Dotar o usuário de conhecimentos básicos, porém práticos, para a utilização do software Revit na sua rotina de confecção de projetos;
Trabalhar conteúdo de parametrização dos elementos construtivos e como tal conhecimento poderá agilizar a confecção do projeto.
Diante disto o curso se estrutura em quatro módulos:

MÓDULO 1: Visão Geral;
MÓDULO 2: Aprofundamento;
MÓDULO 3: Geração de tabelas e impressões;
MÓDULO 4: Apresentação do projeto, impressões e exportação do
arquivo;

Se subdivide ainda em um conjunto de aulas que irá caracterizar cada módulo.
No final do Curso os alunos deverão ter a capacidade de modelar o projeto no software, realizar mudanças no mesmo, realizar análise de insolação no projeto, inserir vários dos elementos construtivos característicos de uma obra além, é claro, de imprimir o projeto ou publicá-lo em outras mídias.
Objetos que serão modelados no curso:

RESIDÊNCIA 1 PAVIMENTOS;
RESIDÊNCIA 2 PAVIMENTOS;
BLOCO DE APARTAMENTOS;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MODULO 1: VISÃO GERAL:
Interface do programa,
Diferenças na forma de execução do modelo parametrizável com a lógica de desenho vetorial característicos de outros softwares;
Conceitos chave: family, componentes e sketch;
Formas de visualização do objeto;

MÓDULO 2: APROFUNDAMENTO:
O que será modelado:
Modelagem de uma residência de 01 pavimento;
Modelagem de uma residência de 02 pavimentos;
Modelagem de um bloco de apartamentos: térreo, mezanino, 4 pavimentos, cobertura e caixa dágua;
Itens a serem explorados:
Topografia;
Funções: toposuface, pad;
Planos de modelagem: níveis
Fundações: blocos e baldrames;
Estrutura: pilares e vigas;
Funções: column e structural;
Alvenarias: inserção, alterações, geração de novos modelos;
Função: wall
Pisos:
Função: floor
Esquadrias: portas e janelas: inserção, alterações, geração de novos modelos; painéis de Vidro;
Funções: door, window, array
Lajes: planas ou inclinadas;
Forros: planos e inclinados;
Layout: Inserção de objetos;
Funções: component
Cotas: Cotando o objeto;
Função: dimenson;
Cobertura: Telhados e lajes planas, Iluminação Zenital, caixas d´água;
Função: Roof: By Footprint, By extrusion;
Cortes: Geração de Cortes;
Função: Section;
Escadas: caracol e em L, corrimão e guarda corpo;
Função: railling, stairs, properites, sketch
Rampas: definindo inclinação e formatação do corrimão;
Função: line, slop, sketch, Arrow offset tail, ramp;
Detalhamentos de projeto: diferentes tipos de escalas;

MÓDULO 3: GERAÇÃO DE TABELAS E IMPRESSÕES
Geração do Quadros de esquadrias;
Geração do Quadro de materiais;
Funções: room, schetules, quantitites; room tag, window tag, door tag,
Inserção de pranchas para impressão;
Funções: sheet, legend;

MÓDULO 4: APRESENTAÇÃO DO PROJETO, IMPRESSÕES E EXPORTAÇÃO DO ARQUIVO
Estudo de insolação no objeto;
Geração de animações;
Funçções: shadows off/on, câmera.
Geração de animações de percurso interno no ambiente;
Função: walkthroug
Exportação para Autocad, 3D Max, Sketch up, Blender;
Função: Export.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carga Horária: 40 H
Idioma: Português
Material didático: Apostila


SKETCH UP – BÁSICO/INTERMEDIÁRIO



É um software CAD (desenho auxiliado por computador) de fácil uso, que opera num ambiente em 3D. Ele possibilita os usuários criarem desde esboços até projetos com precisão de forma fácil e tridimensionais.

PÚBLICO ALVO:

Arquitetura, Design e Engenharia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICO I: – 4 HORAS
- Conhecendo a Interface do Programa
- Ferramentas de Visualização
- Ferramentas Básicas de Modelagem Tridimensional
- Formas de Seleção e Visualização;

TÓPICO II: 12 HORAS
- Modelagem de Objetos;
- Modelagem de um Ambiente Interno
- Aplicação de Texturas;

TÓPICO III: 24 HORAS
-Projeto 01: Residência Térrea – Planta;
- Geração De Cortes;
- Inserção De Blocos e Objetos Pré-Modelados;
- Projeto 02: Residência Com 02 Pavimentos;
- Modelagem de Escada;
- Modelagem de Rampas;
-Formas de Apresentação Do Projeto:
- Geração de Documentação Para Obra e Aprovação nos órgãos públicos;

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carga Horária: 40 H
Idioma: Português
Material didático: Apostila

3D Max – Básico/Intermediário

É um software de modelagem, animação e renderização em 3D (maquete eletrônica e animações).

PÚBLICO ALVO:

Arquitetura, Design e Engenharia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICO I: 8 HORAS
- Conhecendo a interface do programa
- Ferramentas de visualização
- Ferramentas básicas de modelagem tridimensional
- Formas de seleção;

TÓPICO II: 8 HORAS
- Modelagem de objetos;
- Projeto 1: modelagem de um ambiente interno
- Uso de modifier;
- Aplicação inicial de materiais;
- Iluminação interna;
- Renderização – uso do mental ray;

TOPICO III: 8 HORAS
- Projeto 2 – residência térrea – vista externa da construção;
- Importando do autocad;
- Modelando partes do objeto no 3d max;
- Uso de objetos parametrizados para arquitetura / engenharia / construção civil;
- Inserção de objetos pré-modelados;
- Aplicação de materiais;
- Inserção de texturas;
- Iluminação externa;
- Renderização do modelo;

TÓPICO IV: 16 HORAS
- Animação básica para visualização do ambiente e da construção;
- Projeto 03: projeto de 2 pavimentos;
- Gerando o modelo tridimensional do terreno;
- Inserção da construção no terreno;
- Aplicação de texturas e materiais;
- Estudo de insolação do modelo;
- Renderização com mental ray;

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carga Horária: 40 H
Idioma: Português
Material didático: Apostila


3D MAX – AVANÇADO



É um software de modelagem, animação e renderização em 3D (maquete eletrônica e animações).

PÚBLICO ALVO:

Publicidade e Propaganda

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICO I: INTERFACE DO PROGRAMA – 4 HORAS
- Conhecendo a interface do programa
- Ferramentas de visualização
- Ferramentas básicas de modelagem tridimensional
- Formas de seleção;

TÓPICO II: MODELAGEM – 12 HORAS
- Modelagem de objetos;
- Modelagem de personagem via blueprints
- Edge, poligons, area;
- Aplicação básica de iluminação;
- Renderização básica;
- Uso de modelos prontos;

TÓPICO III: ILUMINAÇÃO – 8 HORAS
- Iluminação de três pontos;
- Iluminação de estúdio;
- Iluminação interna;
- Iluminação externa natural;
- Simulação do percurso solar;
- Renderização avançada: final gather, ambient oclusion;

TÓPICO IV: TEXTURAS E MATERIAIS – 8 HORAS
- Aplicação de materiais e texturas;
- Uv mapping;
- Texturas alpha;

TÓPICO V: ANIMAÇÃO E RENDERIZAÇÃO – 8 HORAS
- Animação de precurso;
- Uso de modifiers para animação básica;
- Animação de personagens;
- Renerização via mental ray;
- Geração de arquivo de animação;

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carga Horária: 40 H
Idioma: Português
Material didático: Apostila


BLENDER – BÁSICO/INTERMEDIÁRIO



É um software que permite a criação em 3D. Oferece funcionalidades completas para modelagem, renderização, animação, pós-produção, criação e visualização. (maquete eletrônica e animações).

PÚBLICO ALVO:

Arquitetura, Design e Engenharia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICO I: INTERFACE DO PROGRAMA – 4 HORAS
Interface gráfica – 3d view / properties e timeline;
Módulos de visualização do objeto – viewport shading
Modelagem tridimensional
Formas de seleção do objeto
Edit mode / object mode
Vertex / edge / face
Extrude
Comandos via teclado
Formas de seleção e visualização do objeto

TÓPICO II: MODELAGEM INICIAL – 12 HORAS
Modelando uma cadeira
Modelando uma mesa
Modelando objetos para a mesa
Uso do modifier – funções array;
Modelando um ambiente
Iluminação interna
Aplicação de materiais e texturas
UV mapping
Renderização incial – blender internal

TÓPICO III: MODELAGEM COMPLEXA – 16 HORAS
Modelando uma residência
Inserção de objetos pré-modelados- uso das funções – link e append
Uso do modifier – funções array,
Exercício de trabalho coletivo com o blender
- aplicação de materiais e texturas

TÓPICO IV: 08 HORAS
UV mapping;
Uso de nodes para aplicação de texturas e materiais;
Iluminação externa
Renderização
Blender internal x cycles
Cycles e renderização avançada;
Animações básicas;

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carga Horária: 40 H
Idioma: Português
Material didático: Apostila


BLENDER – AVANÇADO



É um software que permite a criação em 3D. Oferece funcionalidades completas para modelagem, renderização, animação, pós-produção, criação e visualização. (maquete eletrônica e animações).

PÚBLICO ALVO:

Arquitetura, Design e Engenharia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICO I: INTERFACE DO PROGRAMA – 4 HORAS
- conhecendo a interface do programa
- ferramentas de visualização
- ferramentas básicas de modelagem tridimensional
- formas de seleção;

TÓPICO II: MODELAGEM – 12 Horas
- modelagem de objetos;
- modelagem de personagem via blueprints
- edge, poligons, area;
- aplicação básica de iluminação;
- renderização básica;
- uso de modelos prontos;

TOPICO III: ILUMINAÇÃO – 8 horas
- iluminação de três pontos;
- iluminação de estúdio;
- iluminação interna;
- iluminação externa natural;
- renderização blender internal;

TÓPICO IV: TEXTURAS, MATERIAIS E RENDER CYCLES – 8 horas
- aplicação de materiais e texturas;
- uv mapping;
- texturas alpha;
- uso de nodes;
- renderização via cycles;

TÓPICO V: ANIMAÇÃO– 8 HORAS
- animação de percurso;
- uso de modifiers para animação básica;
- animação de personagens;
- geração de arquivo de animação;

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Carga Horária: 40 H
Idioma: Português
Material didático: Apostila